Conheça 5 Benefícios De Se Fazer Terapia Online!

By | fevereiro 20, 2016

Atualmente, a terapia online vem ganhando espaço na internet e representa uma nova modalidade de prestação de serviços online.

Porém muitas pessoas, na hora de fazer terapia, podem ficar na dúvida, e fazer a seguinte pergunta, será que terapia online funciona?

Será que produz o mesmo efeito, o cliente estar de um lado da Webcam e o terapeuta do outro? E as emoções, o contato pessoal e a interação ficam prejudicadas?

A resposta é não! A terapia online pode ter a mesma eficácia que uma terapia tradicional, desde que seja feita com profissionais capacitados, sérios e comprometidos com o cliente.

Sendo assim, já que a terapia online pode ter a mesma eficácia, os benefícios são os mesmos?

Sim e não! Estranho não é? Mas agora vou te mostrar quais são os benefícios que a terapia online tem em relação a terapia tradicional.

 Conheça 5 benefícios de se fazer terapia on-line!

1. A terapia online não tem limitações geográficas

Talvez essa seja a maior vantagem da terapia online! Por exemplo, uma pessoa que mora fora do país, está aprendendo o idioma local, porém ainda não fala com fluência e precisa de atendimento. Pela internet, ela pode fazer terapia com profissionais do seu país de origem e no seu idioma.

Outro exemplo, uma pessoa mudou de cidade, mas gostaria de continuar a terapia com o seu psicólogo e/ou terapeuta, a terapia online permite que o vínculo não seja interrompido no meio de um trabalho contínuo e gradativo. Muitas vezes, o cliente vem progredindo na terapia, obtendo ótimos resultados, e parar a terapia somente por questões de localidade geográfica, pode fazer com que todo esse progresso fique comprometido.

2. O anonimato é preservado

Um dos princípios básicos de qualquer terapia ou atendimento psicológico é o sigilo, o anonimato (leia sobre o sigilo na nossa política de atendimento). Qualquer profissional sério deve zelar pela integridade e anonimato de seu cliente, e a terapia online é a melhor alternativa para manter essa confidencialidade e a imagem do cliente preservada. Já ouvi pessoas dizerem que pararam de ir a psicólogo, pois viam ela entrando no consultório, e depois vinham com perguntas que colocavam a pessoas em posição desconfortável. Pessoas que sofriam com interrogatórios no trabalho pois estavam fazendo terapia, e por aí vai…

Não que seja vergonhoso fazer terapia, “de maneira alguma”, mas infelizmente sabemos que algumas pessoas ainda têm o entendimento equivocado a respeito da terapia. E a terapia online pode preservar o cliente de situações desagradáveis, comentários e pré-julgamentos. Dessa maneira, o cliente se sente menos intimidado ao fazer terapia, se sentindo mais seguro ao fazê-la do conforto de sua casa, e esse é o próximo benefício

3. Conforto e comodidade

Hoje em dia, as pessoas fazem quase tudo sem sair de casa. Quero pedir uma pizza, ligo para a pizzaria e eles entregam em casa, estou precisando de um medicamento, em questão de minutos posso fazer o pedido e pronto, eles trazem na porta de casa, roupas, calçados, aparelhos eletrônicos e uma infinidade de produtos e serviços estão disponíveis em lojas virtuais, e basta poucos cliques, o pedido já é enviado, e em questão de dias ele chega. Quase tudo pode ser feito online hoje em dia, e essa é a tendência para o futuro.

Com a terapia não podia ser diferente, vários profissionais vêm aderindo esta modalidade de prestação de serviços, de modo a tornar mais cômodo e fácil para seu cliente. O mercado hoje é esse, e vem crescendo cada vez mais!

4. A terapia online otimiza o seu tempo

Sabemos que hoje, com a correria do dia-a-dia, o tempo das pessoas está cada vez mais escasso. Uma mãe que tem que trabalhar, estudar e ainda cuidar dos filhos, muitas vezes não pode se dar ao luxo de parar o que está fazendo, pegar o carro, enfrentar o trânsito para ir a um consultório. Uma pessoa que trabalha o dia inteiro, ou viaja muito a trabalho, e não pode se comprometer a sessões terapêuticas regulares no consultório, a terapia online é a melhor opção.

Você pode estar preso em casa por qualquer motivo, como cuidando de crianças pequenas ou de pais idosos e não pode passar muito tempo fora de casa. Quaisquer que sejam as suas razões ou o seu estilo de vida, a terapia online pode ser muito positiva para você pois é acessível, privada, segura, disponível em qualquer lugar do mundo e se ajusta conforme a sua disponibilidade de horário.

5. A terapia online é funcional para casos específicos

Alguns casos específicos como timidez, dificuldade de comunicação e fobia social, a terapia online é funcional, pois trata-se de um método alternativo para questões específicas em que o cliente tem dificuldades emocionais que podem comprometer a pessoa no atendimento presencial. Embora que, no decorrer da terapia a online, o objetivo consiste em ajudar a pessoa superar essa dificuldade, até que ela possa participar de sessões presenciais, como parte de seu progresso na terapia.

  • Quer saber todos os tipos de casos que o Terapia online trabalha? Consulte a nossa Sessão de Serviços!

Outro exemplo, são pessoas com problemas de saúde grave e que não podem sair da cama, mas precisam aprender a lidar com as questões emocionais envolvidas no processo de superação da doença. A terapia online é uma opção, uma vez que, é fundamental que a pessoa crie condições emocionais e psicológicas para enfrentar a doença.

É importante lembrar que a terapia online não veio para substituir a terapia tradicional, ambas são eficazes.

A terapia online veio como uma alternativa que pode facilitar a vida das pessoas.

Vale ressaltar também, certos cuidados ao contratar este tipo de serviço, pois a internet está cheia de “charlatões” ou pessoas que não fazem um trabalho sério e de credibilidade.

Deve haver cautela. Se o site ou blog tiver a participação de um profissional com credibilidade é uma ótima fonte para buscar orientações e fazer terapia. Por isso, nós fizemos um artigo que pode ajudar você a contratar um serviço de qualidade. Vale a pena ler antes de contratar qualquer serviço de terapia online. Leia:

5.00 avg. rating (100% score) - 1 vote
Se gostou deste artigo, curta e compartilhe com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *