Autostima | Se você tem estas habilidades sua autoestima é boa

By | novembro 5, 2018

Autoestima – Como podemos conquistar uma boa autoestima ? Como sabemos se a nossa autoestima é boa e equilibrada? Se você tem estas habilidades descritas abaixo, sua autoestima é boa!

Diferente do que muitas pessoas pensam, a autoestima não é somente gostar de sim mesmo ou saber se cuidar, isso é autocuidado. O entendimento de autoestima vai muito mais além do que autocuidado, que é só uma parte necessário para se desenvolver a autoestima.

CALL-menu-direito

Significado da Autoestima

A autoestima pode ser entendida como uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. É um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre:

  1. Seu próprio valor
  2. Sua competência
  3. Sua adequação social

Nesse sentido, dependendo da avaliação que o indivíduo faz de si mesmo, bem como a avaliação do seu meio, podem afetar positivamente ou negativamente a sua autoestima.

É essencial que possamos conhecer as nossas qualidades, nossas fraquezas, nossas emoções, etc. 
Assim poderemos desfrutar da vida com muito mais qualidade e segurança! Não tenha dúvidas!

Habilidades essenciais para a autoestima

Separamos aqui 4 habilidades que se você possui, com certeza você está no caminho certo para uma boa autoestima, e são:

1) Habilidades internas para lidar com as ansiedades e frustrações do dia-a-dia.

Se você possui essa habilidade, com certeza a sua autoestima está boa e você terá benefícios significativos com isso!

2) Autoconfiança na tomada de decisões.

Pessoas com boa autoestima são seguras e menos dependentes dos outros. Tomam decisões sem medo de errar, pois confiam em si mesmas e, mesmo que errem, são maduras o suficiente para entender que erros fazem parte do amadurecimento pessoal e não se incomodam em se desculpar ou solucionar erros que cometem.

3) Produtividade

Pessoas com boa autoestima são mais produtivas pessoalmente e profissionalmente, pois a boa autoestima produz bem estar, motivação e disposição para empreender, assumir riscos e encarar novos desafios!

4) Paz interior

“Paz interior” não é estar feliz e sorridente o tempo todo, e uma pessoa com boa autoestima sabe disso! A boa autoestima traz a sensação de que, apesar das dificuldades e problemas, você está no controle de estar bem ou estar mal. Um pessoa que se estima é consciente de que só ela tem o poder de estar em paz ou não, mesmo com problemas.

É importante desenvolvermos uma boa autoestima, para que possamos encontrar a autorrealização.

PRECISA DE AJUDA COM A SUA AUTOESTIMA?

No Terapia Online você conta com psicólogo qualificado para ajudá-lo com o seu problema e orientá-lo para uma qualidade de vida melhor!

CALL-RODAPÉ

CONSULTE OS NOSSOS PLANOS DE ATENDIMENTO! 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Se gostou deste artigo, curta e compartilhe com os seus amigos!
Category: Postagens Tags:, , , , , , ,

About Andressa Azevedo Oliva

Andressa Azevedo Oliva Psicóloga – CRP: 06/129134 Email: andressaoliva.psicologia@gmail.com Tenho 29 anos, casada e resido na cidade de Avaré, interior de São Paulo. Sou Psicóloga Clínica formada pela FSP (Faculdade Sudoeste Paulista de Avaré-SP), onde iniciei minha carreira, me dedicando à pesquisa científica e à análise do comportamento humano, e hoje atuo como psicóloga em consultório e realizo atendimento online. Durante este percurso, me interessei também pelo tratamento da dependência química, o que me fez seguir carreira nesta área, na qual atuei como psicóloga e palestrante na Comunidade Terapêutica Nova Jornada. Nesta instituição, iniciei pesquisa científica sobre a dependência química, visando a recuperação de indivíduos com problemas de álcool e/ou drogas. Hoje atendo dependentes químicos e familiares, dando suporte e orientação. Dentre as minhas qualificações, o foco do meu trabalho é o comportamento humano, no sentido geral, a fim de promover a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *